top of page

Quão formosos os pés.


A Escritura é repleta de figuras, sombras e tipologias, um Livro Riquíssimo, que quanto mais nos aprofundamos sabemos que sem o Espirito de Deus para nos guiar nas revelações existentes ficaríamos perdidos, nunca se esquecendo que Deus revela aos pequeninos e esconde dos sábios e entendidos as Pérolas da sua Palavra.

Com este pano de fundo, veremos uma figura que é recorrente nas escrituras, os pés. Esta parte do corpo é repetida algumas vezes tanto no Velho quanto no Novo Testamento, e traz a nós leitores do Espirito e não dá letra, ensinamentos que se usados nos ajudará a trilhar este jornada peregrina em Terra distante, trilhando o Caminho Elevado que é Cristo rumo ao prêmio da soberana vocação. São nossos pés que nos leva onde queremos ir, é a parte do corpo que está em contato direto com o Caminho, claro que não falo do sentido literal, e sim da figura dos pés. Vamos ver alguns exemplos na Escritura.

Em Isaías 6, é descrito a cerca de querubins que tinham seis asas, com duas voavam, com duas tampavam os olhos e com duas tampavam os pés. Sem querer entrar no significado de tapar os olhos e voar com as outras duas, o que quer dizer esses pés tampados? Estamos aqui falando em Caminho, Evangelizar; em Hebreus nos é dito que os anjos queriam e muito este posto de anunciar aos homens as boas novas, entretanto a honra foi dada a nós homens. Veja que em Isaías 6 o Senhor está para dá uma missão de levar uma notícia/mensagem para Israel, e com os pés cobertos dos Querubins é para ilustrar que eles não levariam tal mensagem, isto ficaria a cargo de Isaías mesmo sendo homem de impuros lábios. Os pés dos Querubins tampados também quer dizer que eles não poderiam trilhar este caminho elevado de redenção que é Cristo, visto que em Hebreus é dito que a palavra anunciado pelos Anjos recebeu a justa retribuição . A Cruz é para o homem, que era imagem e semelhança de Deus até pecar, e voltou a ser depois do Plano da Redenção em Cristo haver sido consumado nEle mesmo; precisamos com urgência vê quão grande salvação Deus nos deu através do seu Filho Amado e colocar os nossos pés em Jerusalém o quanto antes.

Em Salmos é dito: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” Sl 119: 105. Lâmpada é quem produz a luz, e Cristo é a Luz, logo, é pela Palavra que teremos o mecanismo para iluminar o nosso caminho. Se não mantermos a Luz acessa com Azeite lendo a Escritura diariamente e tornando isto um costume, como seremos luz neste mundo de trevas? Para saber onde andar, onde pisar, precisamos de intimidade com Cristo, para que nEle possamos discernir os pensamentos do coração que é mal e frearmos nosso impulso de pecar. Quando os nossos pés nos levarem para um caminho tortuoso é porque não estamos praticando a Vida que É Jesus, nos atentando para as vaidades que não são vãs para não esquecermos da nossa própria misericórdia, tropeçou, sujou os pés? Cristo lava, porque todo o resto já está limpo.

Jesus disse: “Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo.” Jo 13: 10. E o que isto quer dizer? O que faz um peregrino se não andar por ai? Veja Abraão o hebreu, veja Cristo que rejeitou as três tendas propostas por Pedro para tomar a dinâmica hebreia do anunciador das Boas Novas. E quem anda, é natural que suje os pés, porque é a parte que está mais próxima ao chão, e no sentido espiritual, já estamos limpos pela Palavra da Vida, isso aconteceu o dia que nos entregamos a Cristo. Porém, cada tropeço nosso aqui nesta Terra, é uma sujeira no pé que acumulamos, e este mal que aborrecemos, mas fazemos precisa ser limpado para continuar no caminho, pelo costume antigo, entrando na casa de alguém nos é lavado os pés, façamos pois isto também. Então algum irmão expondo a sua vergonha a cobre com uma toalha, depois lava nossos pés e torna a colocar a toalha para o cobrir. Visto que a sujeira no pé do irmão não é para o condenar, antes para o lavador também saber que é falho assim como o que teve os pés lavados, porque a sujeira do lavado cobriu a vergonha do lavador. Foi feito assim por Jesus porque que vergonha ele teria a expor se não a do corpo? Ele É Perfeito. Mas nós não, somos pecadores, vendidos sobre pecado como diz Paulo, e o pecado de um, faz acordar a consciência do outro e por isto, este tem condição de lavar e zelar pelo irmão lavando seus pés, não para ser maior, porque somos todos irmãos e não é o servo mais que seu Senhor.

Jesus também falou que ao entrar em uma cidade ou casa e ninguém der ouvido as Palavras que você anuncia, ao sair da cidade/casa, tirar a poeira dos vossos pés em testemunho contra este lugar. Um lugar onde nem um se quer ouviu as Boas Novas, é uma cidade má, e uma cidade mal é repleta de sujeira, não pode acumular essa sujeira em nossos pés. A medida que andamos numa cidade dessa veremos injustiças, impiedade e não podemos vacilar nem nos assentar em rodas de escarnecedores, antes manter o olhar fixo no que fomos fazer, e não desviar nem pra esquerda e nem para direita.

Nossa jornada e andança pela Terra pode ser longa, e muita sujeira pode acumular enquanto por aqui estivermos, sabendo e confiando em Deus que nossas sandálias nem se gastaram ao fim da peregrinação no deserto e chegaremos, ainda que esbaforidos no Lugar que prometera Deus, o Betel de Deus, Cristo Jesus nosso Senhor. Jesus Cristo disse que da sua mão ninguém nos arrebataria, mas disse também que devemos pegar nossa cruz e segui-lo, disse que seríamos odiados de todas gentes por amor do seu nome, estamos cercados de uma tão grande nuvem de testemunhas, onde devemos olhar fixo para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé.

Sabendo que ao anunciarmos o Evangelho, vamos praticando os ensinamentos de Cristo, se colocando à disposição no Caminho para que Deus possa fazer a Sua obra e não a nossa, escrevendo com pegadas o nosso testemunho, sabendo que o que ficou para traz ficou, é bonito e edificante, serve para testemunhar, mas devemos prosseguir com os pés firmes nEle, para chegar a estatura de varão perfeito, e aguardar a volta do nosso Senhor, que é onde cumpriremos automaticamente nossa jornada, e sem deixar nada para trás ir rumo ao Amado da nossa Alma. Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação.


nEle que é um Eterno Caminho de Redenção.

Por: Igor Luis

19 de Setembro de 2015

Vitória da Conquista - BA


bottom of page