top of page

O Rei a quem não se pode resistir.



O livro de Provérbios é um manual prático de como viver segundo Deus, e está repleto de bons conselhos para aqueles que amam a Deus. Mais um em especial me chama a atenção, o provérbio 30. Este em minha opinião é o mais belo de todos os provérbios. Foi escrito por Agur, rei de Massar, onde ele faz alguns comparativos. Já escrevi um texto sobre este provérbio, porém, quero usar quatro figuras usadas por ele quase no fim do provérbio, que tem um significado mui belo.

“Há três que têm um bom andar, e o quarto passeia muito bem: o leão, o mais forte entre os animais, que por ninguém torna atrás; o cavalo de guerra, bem-cingido pelos lombos; o bode também; e o rei, a quem se não pode resistir.” Pv 30: 29-31.

Por incrível que pareça todos estes animais fazem figura de Cristo, todos eles com a sua particularidade e sentido. Visto que Ele é o cumprimento das Escrituras, logo, tudo culmina nEle, Ele é o assunto principal do Antigo Testamento, e penso eu que alguns dos irmãos do Antigo Testamento viveram e falaram com uma certa inocência, sem ter a real noção do significado, pelo menos não em sua totalidade da Obra Maravilhosa que estavam fazendo. Vemos então ricas figuras, repletas de significado e ensinamentos, que se colocadas em prática por nós, nos fará crentes melhores, prontos a servir com nossa vida nossos irmãos.

O leão é considerado o rei dos animais, e continuamente ele é comparado com Cristo, mas porque desta comparação? Jesus é o Grande Rei dos reis, Ele veio para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Diferentemente do reino animal onde leão é feito apenas para caçar, lutar, ele defende seu grupo e não recua para ninguém, quem fica a cargo de caçar o alimento são as fêmeas. Se compararmos podemos dizer que Jesus é o leão e a Igreja as leoas, porque ela é a noiva de Cristo, porém, o antigo testamento no livro de Juízes fala a respeito de um Leão que foi morto e que na sua morte foram tirados favos de mel. “Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um filho de leão, bramando, lhe saiu ao encontro. Então, o Espírito do Senhor se apossou dele tão possantemente, que o fendeu de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito. E desceu e falou àquela mulher, e agradou aos olhos de Sansão. E, depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho a ver o corpo do leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel. E tomou-o nas suas mãos e foi-se andando e comendo dele; e foi-se a seu pai e à sua mãe e deu-lhes dele, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.” Ju 14: 5-9. Se comparado ao Evangelho, este é o nosso Leão, onde a sua morte tirou o amargo da lei e estabeleceu a doçura da graça, Ele lutou o Bom Combate afim de resgatar o homem, Ele verdadeiramente é a nossa comida e precisamos se alimentar dEle para ter Vida em nós mesmos. Derrotado o último inimigo que é a morte, Ele triunfou acima dos altos céus, repartindo o Alimento que não perece que é seu Corpo, abrindo caminho agora para a Igreja possa alimentar os leõezinhos que nascem da água e do Espírito.

O cavalo de guerra cingido tem apenas um objetivo, avançar. A imponência dos seus passos, o estrondo no coração de quem está em seu caminho o colocam como uma máquina de guerra difícil de ser batida. Não sente medo ou recua independente do que está a sua frente, o livro de Jó diz: “Levantando-se ele, tremem os valentes; em razão dos seus abalos, ficam fora de si. Se alguém lhe tocar com a espada, essa não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha. Ele reputa o ferro palha, e o cobre, pau podre. A seta o não fará fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho. As pedras atiradas são para ele como arestas, e ri-se do brandir da lança. Debaixo de si tem conchas pontiagudas; estende-se sobre coisas pontiagudas como na lama.” Jó 41: 25-30. Cristo sabia exatamente o que o esperava, e ainda sim, ao ser aprovado no monte da transfiguração Ele manifestou em seu semblante a intrépida vontade de ir a Jerusalém como relata o Evangelho, porque era lá que Ele ia resgatar os que haviam se perdido. E como Ele já dissera: “Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia” Mt: 16: 21. E repetiu isso diversas vezes até que foi chegada a Sua hora. “Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome.” Jo 12: 27-28. Desistir da cruz nunca foi opção para nosso Mestre, e graças a Deus por isso, por sua misericórdia nos salvou e nos fez novamente filhos dEle.

O bode pode parecer estranho está aqui nesta lista porque ele é muito associado com rituais de magia negra e coisas do tipo. Porém, não nos esqueçamos de Levítico que em Levítico existiam dois bodes. Um que era oferecido em sacrifício: “Depois, degolará o bode da oferta pela expiação, que será para o povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório e perante a face do propiciatório. Assim, fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e, assim, fará para a tenda da congregação, que mora com eles no meio das suas imundícias” Lv 16: 16. E o outro chamado expiatório que era solto no deserto para levar longe o pecado do povo: “E Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e o homem enviará o bode ao deserto.” Lv 16: 21-22. E tanto um como o outro, Jesus cumpre esta figura quando é imolado na Cruz. Primeiro porque Ele morre para nos purificar de todo o pecado e tal imolação foi feita fora do arraial, porque fora dos muros de Jerusalém Ele expiou nossos pecados levando-os para longe, e este é o bom andar de Cristo simbolizado pelo bode, o bom andar a caminho do Gólgota com a cruz que salvaria a humanidade inteira. (Não querendo falar mais a fundo a respeito, lembramos o que Pedro diz que Ele foi pregar aos espíritos em prisões após sua morte, teria lugar mais longe que este?)

E o Rei a quem não se pode resistir? Quem seria este Maravilhoso? A história humana está repleta de reis que foram vitoriosos, cada um deles assolou e dominou parte do mundo, porém nenhum teve um reinado global, nenhum deles sujeitou toda a Terra a ponto de dizermos: A este rei não se pôde resistir. Por mais forte ou grandioso que fosse algum reinado segundo a história humana, nenhum foi dominador a este ponto, e não foi por falta de tentativas, veja Alexandre, Nabucodonosor, Genghis Khan, os Césares, veja se algum deles foi realmente irresistível a este ponto. Entretanto o livro de Apocalipse nos fala que todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai, meus irmãos, serão ateus proclamando esta verdade, será toda a criatura sem poder se conter diante de tal maravilha, e falaram a uma só voz sem pensar duas vezes que este Jesus que atraiu a todos quando foi levantado da Terra, sempre foi e sempre será o Grande e Irresistível Rei Eterno de tudo que existiu. Uns falaram para sua perdição, outros com gozo inefável na alma, dobremos os joelhos e comecemos agora mesmo a proclamar a todos, porque quando este dia chegar seremos as criaturas mais bem aventuradas de toda a criação, porque seremos um nEle e com Ele. Deus seja bendito, Deus seja louvado de eternidade em eternidade, amém!


nEle, que é Rei dos reis e Senhor dos senhores.


Por: Igor Luis

Vitória da Conquista - BA

27 de Agosto de 2015


bottom of page