top of page

O Mais Bruto Entre os Homens.



“Na verdade, que eu sou mais bruto do que ninguém; não tenho o entendimento do homem, nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome do seu filho, se é que o sabes?” [Provérbios 30: 1-4]. Quem falou estas palavras foi Agur, filho de Jaque, segundo o Livro de Provérbios, escrito pelo rei Salomão.


Por este provérbio ser um grande contra censo entre o conhecimento do homem e o conhecimento de Deus, sabedoria humana, terrena, e conhecimento divino, celeste, é melhor que se leia todo o capítulo 30 para melhor compreender a Mensagem.


No decorrer da leitura, notamos que Agur mostra um grandessíssimo conhecimento a respeito das coisas terrenas, fazendo muitas comparações de coisas observadas por ele ao longo da sua vida. Ele compara a nós, seres humanos, à natureza e animais; diz que as coisas que hoje em dia são tão comuns, na verdade, não vão pra frente (na linguagem popular). Exemplos?


1. O que a chamada igreja terrena mais prega nos dias de hoje? A fartura de bens, dinheiro, alimento, posses, poder... à chamada teologia da prosperidade. Porém, Agur vem a pedir que o Senhor nem dê a ele a mais, para que não se venha esquecer do Senhor, e nem a menos, para que não venha a murmurar. Em outras palavras: “basta a cada dia o seu próprio mau”, é vivendo um Hoje de cada vez.


2. Geração que amaldiçoa o pai, hoje em dia, chega a ser até normal. E vai além: filhos matando os pais por herança, ou porque estão muito loucos de droga.


3. O servo, quando reina, não sabe proceder como rei e acaba enfiando os pés pelas mãos (basta olhar para os nossos políticos).


4. O tolo, quando fica farto de pão, ou seja, quando algum despreparado desses que tem por aí ganha na mega-sena, sem ter cabeça e consciência o suficiente para administrar e lidar toda a ilusão que o dinheiro traz consigo. Aí acaba indo para o caixão. Ou então a serva, quando herda da sua senhora seus bens, não sabe administrar, não sabe gerir como se deve.


5. A mulher aborrecida que se dá em casamento? Quem nunca viu? É o que mais acontece: pessoas que não se casam por amor.


Por aí afora está recheado desses exemplos. Não precisa nem fazer muito força para lembrar de várias e várias situações.


Mais o que Agur está dizendo é que estas coisas todos sabem. Ao longo da vida uma pessoa que é bastante observadora pode chegar a essas conclusões, uma pessoa com um Q.I elevado pode deduzir, uma faculdade pode colocar dentro da cabeça de qualquer aluno, porque não passa de conhecimento terreno. Mas o que estou tentando falar aqui não é da falta de entendimento. Esse entendimento eu tenho, diria Agur. O que eu não tenho é O ENTENDIMENTO. Sabedoria eu também tenho, continuaria dizendo Agur. O que eu não aprendi foi A SABEDORIA, e nem tão pouco conheci o Santo.


Jesus disse: “Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvir, e não ouviram.” [Lucas 10:24]


O escritor de Hebreus diz: “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” [Hebreus 11:10], se referindo a Abraão.


Logo o que Agur está dizendo é que ele não viu o Verbo encarnado, o Filho do Deus Altíssimo, porque nEle está toda a plenitude da divindade. Então não adianta ter conhecimento de mais nada, se o que realmente importa para mim é ter a Interpretação da minha existência, e sem Esta as demais coisas não têm sentido; e esse eu não alcancei. Logo, que me adianta conhecer sobre tudo aqui na terra, se, seja lá qual for o meu conhecimento, esse não me justificará diante do Senhor? Se eu não posso fazer nada por mim mesmo? Que me adianta ser formado, ter doutorado, mestrado, pós-graduação, MBA, PHD, se o melhor que essas coisas podem me dar são uma vida confortável (e essa ainda tem tudo para me afastar DO CONHECIMENTO)?


“Bem-aventurado és tu Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” [Mateus 16:17]. O que Jesus estava dizendo não era que Pedro era o cara, não. Ele está dizendo é que, não fosse pela Revelação de Deus, seria impossível a Pedro chegar a esta conclusão, e impossível a qualquer outro, pois essa Revelação não chega através da inteligência, nem por Q.I elevado, nem tão pouco por raciocínio lógico: chega única e exclusivamente através da Revelação do Pai.


Por isso que a Cruz era escândalo para os judeus (que representam a parte do povo que tem Deus como seu Centro maior, mas não conseguiam conceber a ideia de Deus habitar corporalmente, como homem, entre eles) e loucura para os gregos (que representam a gama de pensadores, intelectuais, que tem sua intelectualidade como a fundamentação para a origem de tudo, e criam que algo infinito não poderia estar ali, visível, na mesma proporção da sua infinidade invisível). Seja lá qual for a via, é impossível chegar sozinho à conclusão de que Jesus é Deus entre os homens. O que Agur está dizendo é que Ele não viu o Santo, não Aprendeu com o Santo, não esteve a olhar, observar, imitar o Santo. Então, para ele, de nada serviam aquelas coisas, já que o que a Alma dele mais desejava era ter as respostas que só alcançamos pela Fé. “Pela Fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” [Hebreus 11:3].


Isto é o que devemos passar para quem está ao nosso redor em cada momento das nossas vidas: que se torne semelhante a Deus, que seja o maior servo de todos, o menor entre os homens, o mais rejeitado, pois o Senhor o colocará num Lugar Alto.


Jesus disse que é impossível esconder uma cidade edificada no monte. Conheça Cristo, Beba Cristo, sinta e seja o Perfume de Cristo, veja Cristo e serás bem-aventurado eternamente.


nEle, que é O CONHECIMENTO vivo.



Por: Igor Luis

Salvador - BA


bottom of page