top of page

Água e vinagre


A água é algo de muito significado para o homem. As primeiras sociedades de desenvolveram perto de rios, precisamos de água constantemente e etc. E na Escritura não é diferente, Jesus usa a água para ilustrar diversos ensinamentos ao longo da Palavra. E só vamos entender os seus ensinamentos quando olhamos para Ele, porque Ele vive e É tudo que ensina.


Jesus estava no poço de Siló e ali tirou água, chegando no poço havia uma Samaritana (que não falava com Judeus), e quando Jesus ali chegou pediu a mulher de beber e logo após disse que ela tinha uma água que se ela bebesse jamais teria sede novamente. A sede de Jesus era física, a da mulher espiritual, pois era uma mulher que já tivera muitos maridos e claramente está procurando algo mais para preencher o seu vazio. Jesus usa justamente essa figura da sede tocar no assunto realmente importante. O resgate de uma alma, aqui na Terra água ilustra vida, quando os cientistas pesquisam lugares no espaço, eles buscam saber se ali já houve água, porque onde existe água existe vida. E é justamente a Vida que o homem havia perdido que Ele vem buscar, Ele é a Água da Vida.


Certa vez Jesus levantou do lado oriental do templo na festa dos tabernáculos e disse: “Quem tem sede vinde a mim e beba, como diz a Escritura rios de água viva correrão do seu ventre.” interpretando assim o templo visto por Ezequiel. O templo visto por Ezequiel que tinha uma fonte do lado oriental, que onde quer que a água daquela fonte passasse tudo ia ficando verde e vivo, tudo ganhava vida. Os sacerdotes da época derramavam água na parte oriental do templo justamente para cumprir simbolicamente o que fora visto pelo profeta, mais como Ele é o Verbo, Ele veio cumprir os profetas e a lei, Ezequiel estava falando foi dEle mesmo em verdade em verdade.


Quando Jesus estava quase para entregar o seu espirito ao Pai, ele teve sede e pediu água, ensinando-nos assim que chegará o nosso tempo também de pedir, não é maior que o Mestre o discípulo, Ele só pediu justamente para nos ensinar para que quando este dia chegar sejamos humildade de pedir se esta água não estiver ao seu alcance, seja Pastor, irmão, Preletor, Bispo, Crente Biônico e etc.


Quando for pedido água, é para ser dado água, e não qualquer outro liquido, afim de ludibriar os nossos sentidos. Quando chegar o seu dia irmão de pedir dessa água, faça como o Mestre, não aceite nada que não seja água da vida, você quer que passe a sede e não a dor! O vinagre que deram pra Ele tinha agente anestésico, ajudava aliviar dores. E seja assim você, não aceite outro “evangelho” em sua vida para a dor do momento seja passada. Disse Jesus: “Não convinha que o Cristo padecesse e vivesse tudo que dEle está Escrito?” Nada de manipular a verdade para proveito próprio, “só uma dose não fará mau” nada disso, faz mal sim! Nada de conforto mentiroso como: “Pare de sofrer” ou “você é cabeça e não cauda” ou “você é filho do Rei” e outras abobrinhas que andam aos monte nos púlpitos de hoje em dia. É, ainda que a água me mate, nEla confiarei!


Saiba que na hora de aconselhar alguém, você não está indo mimar o ego de ninguém e sim colocar a verdade da vida diante do necessitado, mais faça com amor e misericórdia veja como Jesus fez faça o mesmo. Agua aqui é a Boa Palavra de Deus, Vinagre aqui é qualquer outra doutrina que pareça com a de Cristo, mais ainda que seja um anjo de luz trazendo essa mentira considera-o como anátema, ainda que seja qualquer um de nós que vos escreve, ainda que seja eu, se não for doutrina de Cristo, se não for Água pura e Cristalina não serve para nada, quem bebe qualquer outra coisa com razão sofre, e quem não ama ao nosso Senhor Jesus Cristo seja anátema, Maranata!


nEle em quem não podemos afogar.

Por: Igor Luis

Salvador - BA


bottom of page